QUE PAÍS É ESTE?


Líbia, capital Trípoli, língua oficial árabe, governo socialista.  Nasceu de assentamentos fenícios, turcos e romanos antes da era cristã. Povoada por árabes e nômades teve seu território invadido por distintos povos. Na  Primeira guerra mundial recuperou quase todo seu território perdido ao longo de décadas de invasão, ainda assim em 1939 foi incorporada ao território italiano.
Na segunda guerra entre 1940 e 1943 a Líbia enfrentou alemães e ingleses. No final dos conflitos Reino Unido e França passaram a administrar parte importante do país sob forte governo militar. Só em 1952 as Nações Unidas aprovam a independência do país com o nome de Reino Unido da Líbia. O contexto atual teve inicio em 1969 com a criação da República Árabe Popular presidida pelo Coronel Muammar  Al-Khadafi. Seu regime expulsou os efetivos estrangeiros após descobrir jazidas de petróleo e nacionalizou as empresas e bancos. A Líbia fez acordos com Egito, Marrocos e com Palestina atravez da OLP, e só  se desentenderam quando os palestinos aceitaram fazer a paz com Israel. Na década de 80 sua proximidade com a União Soviética deteriorou as relações com  os Estados Unidos que também o acusaram de patrocinar o terrorismo na Europa, fazendo com que Ronald Reagan ordenasse o bombardeio de vários alvos militares líbios.
Na década de 90 se opôs a invasão do Kwait, e contra o uso de forças no Iraque. A Líbia sofreu isolamento internacional com pesados embargos ao seu comércio e ao tráfico aéreo.
Como podemos ver, oh pedacinho de mundo movimentado!
E na atualidade a Líbia sofre pressão de seus cidadãos para a implantação da democracia, tentando expulsar o presidente que já está no poder ha 41 anos . Segundo relato de testemunhas, nos conflitos com os cidadãos  os líbios não fazem distinção entre civis e militares. Aviões bombardeiam pessoas.
Agora estão sendo bombardeados pelos países da coalizão: Estados Unidos, França, Canadá, Itália, Catar, Grã-Bretanha e Bélgica. Isso mais parece uma terceira guerra. Deus livre o nosso planeta.
Isto foi só para nos situar a respeito da história de Líbia e entendermos melhor o que está acontecendo.

0 comentários:

Postar um comentário