Um pouco de história!

Galera apesar de um pouco atrasada não posso deixar de fazer meu post. Pra quem não sabe hoje faz 45 anos que aconteceu o Golpe Militar de 1964. Esse golpe também foi chamado de Revolução de 64, pois prometia melhorias, esperança de um tempo melhor, futuro. Neste momento estava havendo muita corrupção, por isso a população sonhava com essa melhoria.

Gente, quando pensei nesse assunto lembrei logo de imediato do meu Pai, ele presenciou o Golpe, e apesar de na época do auge está perto de fazer apenas 13 anos ele sempre estava atualizado e com o tempo foi crescendo e presenciando ainda mais de perto o fato.
Então eu pedi pra ele relatar alguns pontos vistos por ele na época e me disse alguns.
Me falou que tudo era muito censurado, não podia ser dito nada sobre o governo, nem algo que parecesse ofensivo. Os sindicantes não podiam se reunir em seus sindicatos. E grande maioria dos trabalhadores eram vistoriados todo tempo. Mas claro que mesmo com a censura ainda existiam várias revoltas.

É, dar pra ver que a situação não era nada boa, os militares submeteram os brasileiros aos piores momentos de suas vidas, e esta continuou até 1985 quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves. No qual, adoeceu em 14 de março, na véspera da sua posse e não pôde ser empossado. E em seguida não podendo assumir o cargo. Que logo foi assumido por seu vice, José Sarney. Que foi empossado em seu lugar, pois Tancredo estava internado no hospital, mas na posse leu o discurso que Tancreto havia escrito. E mostro um pequeno trexo desse discurso:

"Não celebramos, hoje, uma vitória política. Esta solenidade não é a do júbilo de uma facção que tenha submetido a outra, mas festa da conciliação nacional, em torno de um programa político amplo, destinado a abrir novo e fecundo tempo ao nosso País. A adesão aos princípios que defendemos não significa, necessariamente, a adesão ao governo que vamos chefiar. Ela se manifestará também no exercício da oposição. Não chegamos ao poder com o propósito de submeter a Nação a um projeto, mas com o de lutar para que ela reassuma, pela soberania do povo, o pleno controle sobre o Estado. A isso chamamos democracia!"

Por: Áurea Lícia

0 comentários:

Postar um comentário