A Sociedade, o Jovem, o Suicídio


Gostaria de não ser necessário falar de um assunto tão deprimente e triste, mas infelizmente esse fato recorrente que é o suicídio, principalmente de jovens já tem me chamado a atenção há algum tempo. A morte é certeza de todo ser vivente, mas quando ela vem pelas próprias mãos do ser humano é  violência, e quando essa violência é cometida contra si mesmo e gera a morte  é deveras assustador. Não consigo imaginar a vida tão horrivelmente que se torne possível tomar uma atitude tão drástica. E me pergunto o que leva um jovem no momento da vida em que tudo é expectativa, sonho, descobertas, aprendizado tomar tal atitude. Será que estamos  esquecendo de ensinar aos nossos jovens que a vida tem momentos difíceis e desafiadores, que nem sempre conseguiremos vencê-los, e teremos apenas que vive-los até que passem, para que depois tiremos uma lição de vida desses acontecimentos?.  Isso nos faz crescer. Uma coisa é certa a sociedade tem maltratado muito a nossa juventude, principalmente usando a sua avidez e audácia para colocar em seu mundo particular “coisas” que ao invés de torná-la  segura,  corajosa   tem levado o jovem a si achar incapaz, incomodado, sem  altivez e medroso ao ponto de não conseguir conviver com as diferenças,  com  o fato dele mesmo  não ser igual. Não temos  ensinado os jovens a gostar de si, a se achar no meio em que vive, a procurar fazer a diferença no seu próprio espaço, a encontra a felicidade, convivendo com outros simplesmente.  Há uma necessidade urgente de mostrar ao jovem que antes de tudo ele é um ser humano, que deve enxergar a vida com suas oportunidades  que nem sempre eles irão alcançar, e que isso não fará deles pessoas menores pois cada um tem  seu potencial e seu limite. Existem  sentimentos , valores importantes que dão segurança e suporte para a juventude caminhar,crescer, ultrapassar, viver a vida sem a desesperança.
Devemos sempre deixar bem claro ao jovem que sozinho não se chega a lugar nenhum, nem no céu; que as dificuldades  servem   para aproximar, pedir ajuda, resolver juntos.  Que ele é parte importantíssima na vida, simplesmente na vida, que SER é muito mais; ser honesto, alegre, fiel, amigo. Mas também ser amado, respeitado, ouvido.  Se queremos  uma juventude sã  devemos iniciar  pela formação do caráter, por meio de valores como: honestidade, serviço comunitário, integridade, ralações que dêem sentido e direção aos jovens. Será por meio da esperança, auto-estima   e a partir do sucesso na realização de seus objetivos que o jovem terá construída sua confiança. 
“A juventude é um período de oportunidades e também de riscos. Se fracassarmos na tentativa de dar apoio à crescente população de jovens no mundo, corremos  o risco de ter apenas o que restou do estrago para recolher. Temos uma escolha, mas ela não se limita à tomada ou não de atitude. Na verdade, é a escolha entre dirigir uma ambulância no fundo de um despenhadeiro para apanhar os jovens que caem nele ou escalar o rochedo e construir uma cerca de proteção em volta dele.”

Por: Fátima Costa

1 comentários:

Anônimo disse...

Muitos reprimem com vioência o ato do suicidio, mas pensadores da antiguidade já explicaram que o suicídio tem uma razão.

Suicídio egoísta

O egoísmo é um estado onde os laços entre o indivíduo e os outros na sociedade são fracos. Uma vez que o indivíduo está fracamente ligado à sociedade, terminar sua vida terá pouco impacto no resto da sociedade.

Suicídio altruísta

O altruísmo é o oposto do egoísmo, onde um indivíduo está extremamente ligado à sociedade, de forma que não tem vida própria. Indivíduos que cometem suicídio baseado no altruísmo morrem porque acreditam que sua morte pode trazer uma espécie de benefício para a sociedade.

Suicídio anômico

Este tipo de suicídio acontece quando as normas sociais e leis que governam a sociedade não correspondem com os objetivos de vida do indivíduo. Uma vez que o indivíduo não se identifica com as normas da sociedade, o suicídio passa a ser uma alternativa de escapar.

Postar um comentário