Radiação Nuclear


É, nesses ultimos dias estamos vendo mais e mais notícias sobre o terremoto ocorrido no Japão, e as Usinas Nucleares que estão causando ainda mais problemas. Com todas essas notícias acabam surgindo dúvidas. Como e quanto é o prejuízo dessa radiação?

Bem, o que essas usinas estão liberando no ambiente são três tipos de radiação: alfa, beta e gama.
A radiação alfa prejudica um pouco menos, pois não penetra no organismo, mas causa queimaduras na pele.
Já as radições beta e gama entram no organismo causando deformação celular, onde essas deformações podem causar câncer, principalmente a leucemia. Com a exposição também pode haver uma quebra da cadeia de DNA.
Esse vazamento radioativo também pode causar problemas pela incorporação de material radioativo, onde é ainda mais preocupante. Pois os gase após o vazamento se misturam na atmosfera, assim podendo haver uma inalação desses gases. Os órgãos metabolizam todos os elementos químicos, pois não sabem diferenciar o que é radioativo ou não.
Um detalhe bastante importante é que esse tipo de radiação não passa de uma pessoa para outra. Portanto se você conhecer alguém que está voltando do Japão, não precisa ter medo, pois mesmo que esteja contaminado, algo bem difícil de acontecer por eles estarem sempre analisando se há ou não riscos, não precisa isolar a pessoa, pois esta não passará nada para você.

Então vamos tentar ajudar quem está passando por isso e continuar acompanhando as notícias.

Por// Áurea Lícia

1 comentários:

May Freitas disse...

Amooo isso aqui, não somos só 'carinhas bonitas e mentes brilhantes'... somos além de tudo, informação!! ^^ [ótimo post]

Postar um comentário